top of page

Grupo de Pesquisa - Empresas e Direitos Humanos

O Grupo de Pesquisa Empresas e Direitos Humanos, coordenado pela Professora Dra. Danielle Anne Pamplona, busca investigar a influência de empresas na violação ao direito internacional dos direitos humanos e discutir a prevenção, adequação e potencial responsabilização destas empresas por tais violações.

Um pouco mais sobre nós.

Nossa história e objetivos.

A influência do surgimento das transnacionais como entidades não estatais descentralizadas e de difusão globalizada no cenário internacional, é incontroversa. De acordo com o Institute for Policy Studies, 51 das 100 maiores economias mundiais são empresas privadas (dados de 2017). Em virtude do novo cenário global, a discussão acerca do papel das empresas perante a sociedade no âmbito dos direitos humanos é fundamental. 

 

Foi neste contexto que surgiu o grupo de Human Rights and Business da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, coordenado pela Professora Doutora Danielle Anne Pamplona. A necessidade de um estudo acadêmico aprofundado sobre as relações das empresas com os direitos humanos e o direito internacional se mostrava imprescindível para o desenvolvimento da doutrina.

 

A produção de artigos científicos em relação ao tema, assim como o estudo e debate acerca das violações de direitos humanos cometidos por empresas, além de fortalecer a doutrina relativa à responsabilização das transnacionais por violações, dá visibilidade aos casos onde o Estado falhou ao dar o devido suporte às vítimas.

A utilização do termo na língua inglesa merece uma breve explicação. O grupo de pesquisa faz parte do esforço de da Instituição de Ensino a que pertence. Há uma política clara, adotada em 2016, que fomenta a utilização de outras línguas em atividades de ensino e pesquisa, em diferentes níveis: desde a utilização de expressões em língua estrangeira, passando pela adoção de alguma bibliografia estrangeira, até as atividades realizadas 100% em outra língua.

 

O Grupo de Pesquisa originou-se com o título Business and Human Rights e, para estar alinhado com o pleito latino-americano de observação dos fenômenos a partir da história política, econômica e social da região, passou a ser identificado como Human Rights and Business.

Design sem nome (1)_edited.png
bottom of page