top of page

LARDEM
Laboratório das Relações
entre Democracia e Empresas

Visite nossa Sessão no Blog

O LARDEM objetiva investigar as interações entre a atuação corporativa e democracia brasileira, por meio do monitoramento, registro e visibilidade destes pontos de contato. 

Seguindo a metodologia das Clínicas de Direitos Humanos, o projeto foi criado e é gerido por discentes, com suporte do corpo docente.

Sobre o LARDEM

A criação de um laboratório especializado na investigação da atuação corporativa na democracia brasileira tem como objetivos principais monitorar, registrar e dar visibilidade ao tema da influência nas questões democráticas exercida por empresas, independentemente de estar sediada no Brasil e de sua área de atuação.

 

Neste sentido, pretende-se realizar a análise tanto de atividades empresárias diretamente associadas ao funcionamento do regime democrático (como a atuação de empresas de tecnologia na moderação de conteúdos relacionados à eleição) como as atividades indiretamente associadas ao funcionamento do regime democrático (a exemplo de declarações públicas e financiamento de atos relacionados ao processo eleitoral).

 

Com lançamento em 30 de agosto de 2022, o laboratório pretende funcionar com o auxílio de pesquisadores acadêmicos e orientação de professores, que conjuntamente realizarão o monitoramento e publicações de resultados em site próprio e em mídias sociais, a fim de ampliar a transparência do processo eleitoral e da democracia como um todo.

 

Os resultados serão atingidos mediante a observação de fatos veiculados pela mídia ou comunicações internas de corporações, analisados a partir de critérios previamente estabelecidos a partir dos tratados de direitos humanos que o Brasil é parte, dos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos, da legislação nacional, em especial a eleitoral, etc.

Design sem nome (1)_edited.png
bottom of page